top of page

Marketplace só deve recolher IRPJ, CSLL, PIS e COFINS sobre comissão paga por lojista


A Receita Federal definiu, agora o setor conta com segurança jurídica para exercer suas atividades estando em conformidade tributária




Os shoppings virtuais, conhecidos como marketplaces, são responsáveis por fazerem uma intermediação entre o fornecedor e o consumidor na internet.


A tributação desse segmento era um tanto nebulosa, na prática, era realizado a segregação do valor devido aos lojistas, era tributado apenas a comissão da referida plataforma digital.


Atualmente há segurança jurídica ao setor: Por meio da Solução de Consulta nº 170, publicada pela Coordenação-Geral de Tributação (Cosit), de 27/09/2021, ficou definido que as referidas plataformas digitais só devem pagar tributos (IRPF, CSLL, PIS e COFINS) sobre a comissão que cobram dos lojistas, desde que exista contrato entre plataforma de marketplace e o lojista, e existam documentos fiscais emitidos por ambas, que atestem o pagamento da comissão.


DOD PLUS – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Para um e-commerce que anuncia e vende os próprios produtos, essa orientação do Fisco não vale, devendo haver a tributação pelo preço total da mercadoria ou serviço, já que, nesse caso, inexiste uma intermediação de vendas de mercadorias ou serviços pela internet.


Ficou com alguma dúvida?

Gostaria de acrescentar algo?


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page